quinta-feira, 23 de julho de 2009

Artigo

ADESTRAMENTO



O cão não nasce sabendo o que pode ou não pode fazer.

O adestramento mostrar isto ao cão, levando a uma relação harmoniosa com seu dono, pois um cão adestrado aprende a respeitar e conviver com seu dono, além de ser um cão mais feliz, pois terá menos restrições na sua convivência. Para um cão ser feliz não basta apenas água e comida.

O adestramento deve ser realizado de forma positiva para o cão, qualquer uso de violência acarretará em trauma. Mas o cão pode responder desse jeito? Até pode, mas se tornará um cão medroso e traumatizado e responderá aos comandos por medo de apanhar, por isso devesse trabalhar e forma positiva, se o cão realizar o exercício pode ganhar um petisco, ou um carinho ou seu brinquedo preferido ou palavras de afeto. Esse cão sentirá o maior prazer em obedecer aos comandos de seu dono, pois ele sabe que fará seu dono feliz e ainda ganhe uma cosia boa em troca. No pensamento do cão ele acha esse dono maravilhoso.

E quando deve começar o adestramento? Este deve ser iniciado o mais cedo possível, mas para iniciar fora de casa só com todas as vacinas. Outro ponto importante do adestramento é a socialização. O cão deve se socializado enquanto filhote com várias situações: outros cães, gatos, barulhos diferentes, ambientes diferentes, pessoas diferentes, veículos, isto leva seu cão a ser autoconfiante.

O adestramento leva o dono e o cão a uma harmonia tão grande que o lazer fora do território do cão torna-se algo prazeroso para todos.

Mas meu cão vai só obedecer ao adestrador? Não o cão vai obedecer ao dono, o adestrador vai educá-lo assim como o professor. Mas é importante o dono participar de pelo menos uma aula na semana e o adestrador deve passar dicas ao proprietário sobre liderança e execução dos comandos.

Educação é adestramento, adestramento é educação.

Por: João Paulo

Nenhum comentário: